quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Caríssimo(a)s irmãos e irmãs, que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam convosco!

Com a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, começo agora a terceira postagem da série "Mudar o mundo com...". Na primeira postagem da série falamos um pouco do perdão, da sua importância para nós e para nosso próximo. Na segunda postagem vimos um trecho da carta de São Paulo aos Coríntios que falava sobre a caridade.

Começo a nossa terceira postagem da série falando de um assunto extremamente delicado nos dias de hoje: a castidade. Para compreendermos melhor a mensagem de hoje, vamos antes entender um pouco do nosso contexto.

Irmãos e irmãs, de fato, vivemos em um mundo confuso, onde há muita falta de conhecimento da diferença entre LIBERDADE e LIBERTINAGEM. A palavra liberdade, em seu sentido próprio, significa estar livre, não estar acorrentado, enjaulado, amarrado por correntes. Já no sentido analógico, a palavra é utilizada para definir o que chamamos de livre arbítrio, que é a escolha que cada pessoa tem diante dos fatos da vida. Quando o livre arbítrio é utilizado para desobedecer a Deus, no ato de desobediência o homem se torna escravo do pecado. Se ele se torna escravo do pecado, logo ele exerce a libertinagem, visto que esta é totalmente oposta á liberdade.

Como vemos em Gálatas 5:1, Cristo nos trouxe para a LIBERDADE:

"1. É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão."

No final do versículo temos uma recomendação: ficarmos firmes e não nos submetermos ao pecado.

Muitos querem ser livres e fazem isso de maneira errada. Querem viver o que a carne prega, pois viver o que Deus prega exige muitas renúncias, e isso sim poderia ser considerada uma escravidão. E aí, fazem o quê? PECAM! Fogem do que Jesus nos pede, nos ensina. Fogem dos planos de Deus para a vida de cada um(a). Exercem a libertinagem, vivem na devassidão.

A fuga da castidade é uma das consequências dessa fuga dos planos de Deus. Quantos jovens e quantas jovens estão se prostituindo por aí? Quantos destes sabem que estão pecando e mesmo assim não saem do pecado? E não para por aí, infelizmente... Quando estas pessoas não têm relação á dois, entre homem e mulher no pecado, há relação própria. Como? Pela masturbação. Não vou entrar em muitos detalhes, pois estes são atos que levam á fornicação, e a magoam sempre o coração de Deus.

Até quando vão fugir da castidade? Até quando vão fechar os olhos para a verdadeira liberdade, que é exercida quando caminhamos seguindo o que Jesus nos pede? Meu irmão, minha irmã: você que está lendo, tenha a certeza de que Deus tem lindos planos pra você. Deus não tarda, Ele capricha! Ele prepara uma moça, um rapaz, especialmente pra você... Claro que não basta você pedir ao Pai essa pessoa, pois para receber, é necessário um tempo. Esse é o tempo que Deus vai moldar a sua vida e a de quem virá para caminhar contigo, de forma que os dois possam se unir em busca de um mesmo ideal, possam caminhar com os mesmos objetivos, e acima de tudo, possam se unir pela força de um sentimento único e verdadeiro.

Por isso, você não precisa sair por aí "provando" o outro, a outra, para saber se vai gostar ou não. Você não é objeto de troca, e muito menos o teu irmão, a tua irmã. Você não foi feito para fazer ou proporcionar um "test-drive"! Você foi feito para guardar um tesouro dado por Deus: a sua virgindade! Não tenha vergonha de assumir a sua, pois isso é um tesouro nos dias de hoje, como sempre foi. Exerça a sua castidade, guarde-se até o seu casamento, pois aí sim, verás que essa espera vale a pena. NAM(ORE)... Coloque seu relacionamento ou sua espera em Deus!

Se temos traição nos matrimônios de hoje, um dos fatores é, comprovadamente, a facilidade oferecida pelo mundo para encontrar o sexo fora do casamento. Assim também pode acontecer com casais de namorados. Irmãos, vamos acordar para a nossa realidade! Vamos pregar o evangelho, e acima de tudo, dar o nosso testemunho, evangelizar. A vivência da castidade é a mais linda forma de valorização humana, e pode sim, salvar o mundo. Por isso, para terminar, vamos fazer uma oração, pedindo a Jesus que nos auxilie na caminhada, pedindo a Virgem Maria que nos guarde, e ao Espírito Santo, que nos envie a luz e a força necessária para permanecermos firmes, fortes e fiéis nessa missão.

"Senhor Jesus Cristo, esposo da minha alma, deleite do meu coração, verdade do meu coração e da minha alma. Me ajoelho diante de Ti e te peço, com todo o fervor do qual sou capaz, de conceder-me a graça de perseverar e crescer cada dia na vida de fé.
Por isso, doce Jesus, faz que eu rejeite cada tentação, ponha um freio aos desejos da carne e aos desejos das riquezas que se agitam na minha alma.
Concede-me, com a tua ajuda, a graça de guardar a castidade e a pureza do coração.
Ó santíssima e imaculada Virgem Maria, virgem das virgens e mãe nossa amadíssima, purifica cada dia o meu coração e a minha alma, pede para mim o santo temor do Senhor e a graça da temperança.
São José, guardião da virgindade de Maria, guarda a minha alma de cada pecado.
Gloriosos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, espelhos de humildade e de pureza, com a potência divina dá-me força e coragem nas provas da vida, defende-me de todas as tentações do maligno, guarda-me na paz.
Vós todas Virgens santas, que seguiram em toda parte o Cordeiro divino, intercedei por mim de modo que não peque em pensamentos, palavras, obras e omissões e jamais me separe do coração puríssimo de Jesus.
Amém!"
Não tenha a sua castidade como uma escravidão, mas sim, como uma dádiva, um presente de Deus para você. Escolha esperar! Faça parte da geração que Nam.Ora...

Que Deus abençoe a cada um de vocês e que Maria o(a)s guarde...
Até a próxima postagem da série "Mudar o mundo com..."!

Helder Vieira (Edinho V.)

0 comentários:

Postar um comentário